João Porfírio: «Porquê votar em ti – 12 motivos»

«Porquê votar em ti – 12 motivos»

«1. Exprimes-te com clareza e não jogas com as palavras. Apesar do pouco tempo de antena que te foi cedido, as tuas posições foram incisivas e coerentes.
2. A nossa democracia vive tempos inéditos. Precisamos de um presidente que aceite e promova consensos entre todas as forças políticas e sociais, sem discriminações.
3. Esse entendimento é facilitado pela tua independência. Colhes o apoio de políticos de quadrantes muito diversos (desde Ramalho Eanes a Rui Tavares), mas não és, nem foste, militante, não tendo o apoio oficial de um partido.
4. Essa imparcialidade partidária não te priva de causas e convicções firmes. A luta pela igualdade de género, de orientação, e de rendimentos, e a defesa acérrima do Estado Social – com destaque para o papel da educação – estão consagradas na tua carta de princípios.
5. Estas causas são desejáveis num presidente, pois constam da própria CRP, a cuja defesa integral te comprometeste – começando logo pelo artigo 1.
6. Defendes a necessidade de referendos quando estiver em causa a nossa soberania, não te conformando com o papel de “bom aluno europeu”.
7. És “cabo-raso” como todos nós, e trazes renovação à política.
8. Não és, contudo, inexperiente: colaboraste com Jorge Sampaio na sua presidência, e colhes o apoio de três presidentes.
9. Gostas de juntar, ouvir, e só depois construir. A tua campanha agrega pessoas, ideias, e recusas o “culto do eu”, ou o “one man show”.
10. Sentas-te à mesa com sindicalistas e patrões da CIP. Apesar da tónica nos desempregados e mais desfavorecidos, não esqueces a importância das nossas empresas e os seus constrangimentos.
11. Tens uma vida honrada dedicada ao serviço público. Tinhas 19 anos no 25 de Abril, e estiveste do lado certo. Como reitor, expressaste em público a revolta sentida nesse teu (nosso) mundo académico, quando ele foi atacado.
12. Pela genuinidade (e alguma ingenuidade) com que discursas, e com que farás política – espero -, ganhaste a minha empatia e o meu voto.»

João Porfírio
(19 anos, estudante de Direito)

In Facebook – http://www.facebook.com/profile.php?id=100006960139403&fref=ufi


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s