O que se espera de alguém que assume a candidatura à presidência da República é que pense o país

José_Morgado«A Dra. Maria de Belém ao ser interpelada pelo Público hoje no Porto sobre como vê a actual situação política, em apenas meia dúzia de frases afirmou repetidamente que “não comenta”, “não fala”, “na altura prória falarei”, etc. recorrendo a várias formas de .. não dizer nada. Nada de novo, sempre assim foi porque haveria de  ser diferente agora.
É evidente que a Dra Maria de Belém não percebe que o papel que se espera de alguém que assume a candidatura à presidência da República é, justamente, a capacidade pensar o país em tempo real, de ter uma visão clara que dê conteúdo e sentido ao seu pensamento para Portugal e para os Portugueses.
Nós, muitos de nós é claro, estamos cansados de um Presidente que diz nada e assiste impávido e sereno a um período devastador para a vida de milhões de portugueses. A sua voz apenas se ouve para patéticos apelos a um impossível “consenso” numa versão para gente adulta da frase idiota que tantas vezes dirigimos às crianças, “temos que ser amiguinhos”.
Neste contexto é notória a diferença de conteúdo e substância das intervenções públicas de Sampaio da Nóvoa que com clareza tem defendido um entendimento sobre a situação política, sobre Portugal, os nossos problemas e  os nossos caminhos dentro, evidentemente, do quadro de funções a que se candidata. Uma liderança forte não impõe um caminho mas mostra um caminho, não se demite, nem se esconde atrás da retórica e da táctica.
É também por isto que a sua candidatura desperta receios, a prova é a candidatura fabricada de Maria de Belém, e reacções que mostram  como alguém que pensa, que é proactivo dentro das suas competências, que é autónomo mas não neutro inquieta a pantanosa atmosfera política tecida nas teias da partidocracia.»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s