Sampaio da Nóvoa: «Durante 2016 podemos assistir à transição de presidentes oriundos da vida partidária para um Presidente que vem da sociedade civil»

Convenção_PS«(…) No momento de crise que vivemos, importa fazer a pergunta: Como é que um Presidente da República pode responder aos novos desafios sociais e políticos, às dificuldades dos tempos que aí vêm?

Uma parte da resposta encontra-se na matriz da minha candidatura. Se em 1986 se verificou a transição de um presidente militar para presidentes civis, durante 2016 podemos assistir à transição de presidentes oriundos da vida partidária para um Presidente que vem da sociedade civil não-partidária. É uma evolução natural, e sem contradições, como se percebe claramente no apoio que esta candidatura recebe de Ramalho Eanes, de Mário Soares e de Jorge Sampaio.

Porque é que este novo tipo de presidência pode ser útil no actual momento histórico?

Por uma razão simples: não tendo origem na vida partidária, disponho de maior liberdade para dialogar com todas as forças sociais e políticas e para, com elas, celebrar compromissos de futuro para Portugal.

O Presidente não legisla nem governa, e, por isso mesmo, deve comprometer-se a construir, com os portugueses e com os seus representantes, um contrato pelo futuro da República, um contrato que pense o país no longo prazo, mas sem deixar de definir linhas para uma acção imediata. (…)»

In Apresentação da Comissão de Candidatura, Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra, 15/07/2015: http://www.sampaiodanovoa.pt/2015/07/15/apresentacao-da-comissao-de-candidatura-sintra-teatro-olga-cadaval/


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s