Sintra: Apresentação da Comissão de Candidatura

sintra_1Foi um excelente lançamento da Comissão de Candidatura. Contou com uma introdução de piano e canto, no início. Seguiram-se três magníficas intervenções de apoiantes desta candidatura, cada uma no seu estilo: uma do mandatário para a juventude, João Marecos, outra do atual presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, outra da coordenadora da candidatura no Porto. Tiveram depois lugares as saudações do Dr. Mário Soares e do Dr, Jorge Sampaio, que não podendo estar presentes enviaram as suas mensagens de apoio e felicitações a esta candidatura. Fez depois um discursos muito atual e interessante sobre a Europa, o General Ramalho Eanes.

Finalmente, usou da palavra o candidato, começando por agradecer o apoio dos três ex-chefes de Estado e a presença do  o General Ramalho Eanes. bem como o da Dr.ª Manuela Eanes. No sua intervenção, Sampaio da Nóvoa afirmou a independância da sua candidatura e lançou o seguinte repto a todos quantos o apoiam: “Peço-vos que sejam promotores, dinamizadores, desta Candidatura, que reforcem as redes locais e temáticas, que discutam a Carta de Princípios, que angariem donativos, que organizem as actividades que vos pareçam mais adequadas para tornar esta campanha um exercício exemplar de cidadania”. O “Acordai” foi o mote para incentivar os seus apoiantes a juntarem-se em diferentes tipos de sessões e a discutirem os problemas do país para encontrarem  conjuntamente as soluções necessárias.

«(…) É isto que peço a todos nesta campanha – Acordai.

E acordar quer dizer acreditar, trazer toda a vossa força para dentro desta campanha, toda a vossa energia, as vossas ideias, sugestões, iniciativas, toda a luz das vossas convicções, dos vossos corações.

Acordar quer dizer discutir, falar, constituir arenas públicas, pelo país todo, para ouvir, para conversar, para pensarmos uns com os outros. Porque “fazer pensar é tudo; e a agitação a única alavanca que pode deslocar o mundo: pois agitar quer dizer – instruir, ensinar, convencer e acordar”.

É verdade que, muitas vezes, as coisas parecem maiores do que nós, mas não são, nunca são. Podemos muito mais do que nos dizem, muito mais do que nos querem fazer crer.

E sabemos todos que é raro ter na vida a oportunidade de servir uma causa tão grande como aquela que hoje aqui nos traz. Não temos o direito de a desperdiçar. Temos de a agarrar, com as mãos inteiras, com o coração inteiro.

Obrigado, meus amigos. Obrigado, minhas amigas. É tempo de fazer tudo, é tempo de dar tudo pelo nosso país, de dar tudo por Portugal e pelos portugueses.

Viva a República! Viva a Liberdade! Viva Portugal!»

No final foi cantado o Hino nacional, acompanhado ao piano, por uma sala cheia, emocionada e de pé.

Nota: Neste link encontra o discurso completo de António Sampaio da Nóvoa – http://www.sampaiodanovoa.pt/2015/07/15/apresentacao-da-comissao-de-candidatura-sintra-teatro-olga-cadaval/

Fotos de Página Oficial – Facebook

J_Sampaio  MSoares plateia Rodrigues


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s